Wilson Simonal - A Nova Dimensão Do Samba (1964)


Artista: Wilson Simonal
Disco: A Nova Dimensão Do Samba
Ano: 1964
Esta edição: 2004 (Re-edição em CD em Box Set 2 discos em 1 CD)
Gravadora: Odeon (Edição original) / EMI (Esta edição)
Estilo: Bossa Nova, Samba
Tempo total: 31:12
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Nanã - 2:53
02. Mais Valia Não Chorar - 3:14
03. Lobo Bobo - 3:11
04. Só Saudade - 2:50
05. Ela Diz Que Estou Por Fora - 1:38
06. Samba De Negro - 2:49
07. Jeito Bom De Sofrer - 2:28
08. Ela Vai, Ela Vem - 2:14
09. Rapaz De Bem - 2:56
10. Inútil Paisagem - 2:34
11. Pot-Pourri: Consolação - Samba Do Avição - Ela É Carioca - Garota De Ipanema - 4:25

Um pouco da história:
Wilson Simonal de Castro (Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 1938 — São Paulo, 25 de junho de 2000) foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970, chegando a comandar um programa na TV Tupi, Spotlight, e dois programas na TV Record, Show em Si... Monal e Vamos S'imbora, e a assinar o que foi considerado na época o maior contrato de publicidade de um artista brasileiro, com a empresa anglo-holandesa Shell.

Cantor detentor de esmerada técnica e qualidade vocal, Simonal viu sua carreira entrar em declínio após o episódio no qual teve seu nome associado ao DOPS, envolvendo a tortura de seu contador Raphael Viviani. O cantor acabaria sendo processado e condenado por extorsão mediante sequestro, sendo que, no curso deste processo, redigiu um documento dizendo-se delator, o que acabou levando-o ao ostracismo e a condição de pária da música popular brasileira.

Seus principais sucessos são "Balanço Zona Sul", "Lobo Bobo", "Mamãe Passou Açúcar em Mim", "Nem Vem Que não Tem", "Tributo a Martin Luther King", "Sá Marina" (que chegou a ser regravada por Sérgio Mendes e Stevie Wonder, como "Pretty World"1 ), "País Tropical", de Jorge Ben, que seria seu maior êxito comercial, e "A Vida É Só pra Cantar". Simonal teve uma filha, Patrícia, e dois filhos, também músicos, Wilson Simoninha e Max de Castro.

Em 2012, Wilson Simonal foi eleito o quarto melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil.


Em julho de 1964, lança mais um compacto com "Nanã" e "Lobo Bobo", recebendo boa acolhida nas rádios e abrindo espaço para a gravação do seu segundo álbum, A Nova Dimensão do Samba, ainda considerado por muitos como o melhor disco da carreira de Simonal.

No final de 1964, chega a excursionar quarenta dias com a dançarina Marly Tavares e o conjunto Bossa Três, do pianista Luís Carlos Vinhas, pela Colômbia com o show "Quem Tem Bossa Vai à Rosa", o primeiro de Miele & Bôscoli que havia sido pensado para um teatro de verdade, isto é, fora do circuito do Beco das Garrafas. O sucesso no Beco e com as músicas gravadas trazem o interesse da TV Tupi em produzir um programa apresentado por Simonal. Assim, em janeiro de 1965 assina contrato para apresentar o programa Spotlight, mudando-se para São Paulo.

Outro disco do cantor já foi publicado aqui no blog (ache ele AQUI).

Fonte: Wikipedia

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0059

Postar um comentário

0 Comentários