Legião Urbana - Que País É Este (1987)


Artista: Legião Urbana
Disco: Que País É Este
Ano: 1987
Esta edição: 1996 (Re-Edição em CD)
Gravadora: EMI (Edição original e Re-Edição)
Estilo: Post Punk, Pop Rock
Tempo total: 36:14
Formato:
 MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Que País É Este - 2:57
02. Conexão Amazônica - 4:38
03. Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você) - 2:32
04. Depois Do Começo - 3:13
05. Química - 2:20
06. Eu Sei - 3:09
07. Faroeste Caboclo - 9:02
08. Angra Dos Reis - 5:00
09. Mais Do Mesmo - 3:19

Um pouco da história:
Legião Urbana é uma banda brasileira de rock que surgiu em Brasília. Ativa entre 1982 e 1996, a banda foi desfeita após a morte do seu vocalista e líder, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. No período, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 25 milhões de discos vendidos. Em 2010, a Legião Urbana foi o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vendeu discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano . A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999 e faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso. Em outubro de 2015, a banda retornou aos shows, com integrantes originais e novos músicos.

A banda foi formada em agosto de 1982 poucos meses após uma discussão de Renato Russo com sua antiga banda, Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria) na música "Veraneio Vascaína" (na ocasião, Renato havia errado a letra e levou uma baquetada em pleno show). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flávio Lemos (contrabaixo), reúnem-se com Dinho Ouro Preto e formam o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como Sex Pistols, The Beatles, Ramones, Gang of Four, The Smiths, The Cure, Talking Heads e Joy Division e no filósofo Jean-Jacques Rousseau (daí a inspiração para o nome artístico).

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a Plebe Rude. Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach. Na verdade, a Cadoro Promoções — empresa responsável pela produção do festival — havia contratado o Aborto Elétrico e até impresso centenas de cartazes com o nome da banda formada por Renato Russo, Fê Lemos e André Pretorius. Mas como o grupo havia acabado, Renato convenceu o dono da produtora, Carlos Alberto Xaulim, a se apresentar com a banda que tinha acabado de formar com o baterista Marcelo Bonfá. Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.


Brasília era ainda uma ilha cultural em relação ao resto do país. Até 1978, a história curta da nova capital não lhe atribuíra ainda nenhum momento particularmente brilhante nas artes, até porque não havia sido formada a primeira geração de artistas brasilienses. Estes estavam surgindo, justamente ali, com a cara que aquelas duas primeiras décadas tinha tido na cidade.“Química” era um dos hinos do Aborto Elétrico e foi a primeira canção daquela turma a ser gravada em fonograma e lançada em LP e K7 por todo o país. Herbert Vianna (que já havia gravado seu primeiro LP com Os Paralamas do Sucesso pela gravadora britânica EMI) apresentou a Jorge Davidson, agente da gravadora, uma fita cassete com gravações de Renato Russo, o que interessou ao diretor artístico. A Legião Urbana foi chamada no final do ano de 1983 para gravar três demos, sendo duas delas Geração Coca-Cola e Ainda é cedo. Logo de início o som feito pela banda não agradou aos executivos da EMI, que esperavam canções no estilo mais folk, pois a fita apresentada ao Jorge por Herbert Vianna foi do período em que Renato Russo estava tocando e cantando sozinho, fase chamada de Trovador Solitário. Foi então que Mayrton Bahia surgiu para intermediar a relação entre a banda e a EMI, explicando aos dois lados o que seria necessário fazer. Não tardou para que Jorge Davidson, assinasse contrato com a banda, em fevereiro de 1984.

Que País É Este 1978/1987 é o terceiro álbum da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1987. Traz uma sonoridade mais pesada, além de canções compostas na época do Aborto Elétrico, primeira banda de Renato Russo. No Brasil foram vendidos mais de 1,5 milhão de cópias do álbum, sendo o terceiro mais vendido da banda e premiado com Disco de Diamante pela ABPD.

O sucesso de Dois fez com que a gravadora pressionasse a banda para o lançamento de seu terceiro álbum, sem que no entanto houvesse repertório para isso. Das nove faixas de Que País É Este (1978/1987), apenas duas foram compostas depois de Dois; justamente as duas últimas, "Angra dos Reis", em menção à construção de uma usina nuclear na cidade fluminense de mesmo nome e "Mais do Mesmo", que em 1998 daria título à coletânea Mais do Mesmo. A música "Que País É Este" foi escrita em 1978, na época em que Russo ainda fazia parte do Aborto Elétrico.

"Faroeste Caboclo" foi composta em 1979, na fase "trovador solitário" de Renato Russo. Com mais de nove minutos de duração, a música, que possui 159 versos e não tem refrão, conta a história de João de Santo Cristo. Russo a considerava sua "Hurricane" (música de Bob Dylan sobre o boxeador que passou anos injustamente atrás das grades). Na época do lançamento do disco, foi considerada a mais longa canção da banda (mais tarde superada por "Metal contra as Nuvens", do disco V). Da mesma fase de "Faroeste Caboclo", está presente no disco a canção "Eu Sei", que antes se chamava "18 e 21". Esta já era pedida nos shows da Legião antes mesmo de seu lançamento, pois ficara conhecida a partir de uma fita demo.

O disco ainda traz "Depois do Começo", única faixa de sua autoria que Russo admitia não gostar, por considerar pretensiosa; e "Química", que já havia sido gravada pelos Paralamas do Sucesso em seu álbum de estreia, Cinema Mudo. Durante a turnê do show deste álbum, aconteceu o famoso show em Brasília no Estádio Mané Garrincha. Fãs se exaltaram e foram pisoteados; isso acabou aumentando a fobia de palco de Russo e tornando o trabalho da banda mais introspectivo, o que refletiria no álbum seguinte. ''

Fonte: Wikipedia

Website oficial: www.legiaourbana.com.br

Outros discos da banda já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR! 
Pixeldrain
Senha: br320
0178

Postar um comentário

4 Comentários

  1. RENATO RUSSO
    RACIONAIS MC'S
    NEGRO DRAMA
    QUAL FOI A SEMENTE
    QUE VC PLANTOU
    ENTÃO TODO O DIA
    VAI SER O DIA
    MAIS IMPORTANTE
    PINO MÁGICO É UM KODIGO
    DE INTELIGÊNCIA
    ARTIFICIAL SUSPENSA
    DESCOBERTO POR
    INFORMATIC BRUTE FORCE
    PEGUE A CAPSULA FAÇA
    DOIS FUROS DE 2 MM
    DE DIÂMETRO DE CADA LADO
    NO MEIO 2 CM
    ACIMA DO FUNDO DA CAPSULA.
    PENDURE A CAPSULA NA PARTE
    DE DENTRO DO TELHADO
    NA ALTURA DA SUA TESTA
    PEGUE O PINO DO TAMANHO
    DE 10 CM INSIRA
    NOS FUROS DA CAPSULA
    E FAÇA MULTIPLICAÇÃO
    E RETIRE O PINO DO OUTRO
    LADO DA CAPSULA EX:
    100.000 X 3 = 300.000
    300.000 X 3 =900.000
    8.000.000 X 2 = 16.000.000
    700.000.000 X 1.000 =
    700.000.000.000
    VAMOS DANÇAR LEGIÃO URBANA
    WESLEY SNIPES DESCOBRIU
    O DESEMARANHAMENTO QUÂNTICO
    A ÁGUA VAI DESAPARECER
    RENATO RUSSO
    LEGIÃO URBANA BRASÍLIA-DF.+.

    ResponderExcluir
  2. essas músicas foram extraidas do cd original?

    ResponderExcluir