Os Paralamas Do Sucesso - Selvagem? (1986)


Artista: Os Paralamas Do Sucesso
Disco: Selvagem?
Ano: 1986
Esta edição: 1997 (Re-edição em CD Remasterizado)
Gravadora: EMI (Edição original) / EMI (Esta edição)
Estilo: Ska, Reggae, Dub, Pop Rock
Tempo total: 41:40
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Alagados - 5:03
02. Teerã - 4:25
03. A Novidade - 3:11
04. Melô Do Marinheiro - 3:28
05. Marujo Dub - 2:49
06. Selvagem? - 4:03
07. A Dama E O Vagabundo - 4:19
08. There's A Party - 2:26
09. O Homem - 4:06
10. Você - 3:19
11. Teerã Dub - 4:26

Um pouco da história:
Os Paralamas do Sucesso (também conhecida somente por Paralamas) é uma banda de rock, formada no município fluminense de Seropédica, em 1977. Seus integrantes desde então são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria). No início a banda misturava rock com reggae, posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos.

Apesar dos Paralamas serem considerados parte da "Turma de Brasília", por terem vivido e criado amizade com as bandas locais, é uma banda formada no Rio. Herbert e Bi se conheceram crianças em Brasília, por serem vizinhos (o pai de Herbert era militar, e o de Bi, diplomata). Em 1977, Herbert foi para o Rio fazer o colégio militar, e reencontrou Bi, que foi fazer o 3º ano. Os dois resolveram formar uma banda, Herbert com sua guitarra Gibson e Bi um baixo comprado em uma viagem à Inglaterra. Aos dois depois se juntaria o baterista Vital Dias. O grupo se separou em 1979 para fazerem o vestibular, e em 1981 se reuniram. O grupo ensaiava em um sítio em Mendes, interior fluminense, e na casa da avó de Bi, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.


Selvagem? é o terceiro álbum de estúdio da banda brasileira Paralamas do Sucesso lançado em 1986. "A Novidade" é uma parceria com Gilberto Gil. Comentando sobre "Selvagem", à época dos Protestos no Brasil em 2013, o baixista Bi Ribeiro disse estar impressionado que a faixa ainda esteja em sintonia com a conjuntura do Brasil.

Selvagem? está na lista dos 100 melhores discos da música brasileira, feita pela revista Rolling Stone ocupando o 39ª posição.

A capa do disco, criada por Ricardo Leite, mostra o irmão do baixista Bi Ribeiro, Pedro Ribeiro, em um acampamento numa área de cerrado em Brasília, onde hoje há um condomínio residencial. A foto foi tirada após uma semana em que eles estavam sem tomar banho e sem comer direito. Cada acampante se vestiu de um personagem, e Pedro estava vestido de "selvagem", com uma faixa de judô e segurando um arco que eles ganharam de um índio, e com o qual pretendiam caçar aves. A imagem foi pregada na parede do cômodo onde a banda ensaiava na casa da avó dos irmãos, em meio a pôsteres de Alceu Valença, Jimi Hendrix e outros.

Antes mesmo de qualquer faixa ser composta, a banda já havia decidido que aquela seria a capa do álbum, e o nome do personagem de Pedro seria o título, ainda que a gravadora tenha ficado inicialmente relutante. Segundo Bi, o objetivo era "desafiar, provocar, mostrar independência, que a gente podia fazer o que a gente queria".

Fonte: Site Oficial

Site: www.osparalamas.uol.com.br

Outros discos da banda já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR! 
Mediafire
Senha: br320
0182

Postar um comentário

0 Comentários